quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Homem Elefante


O Homem Elefante
Título Original: Elephant Man
Diretor: David Lynch
Ano: 1980
País de Origem: EUA / Reino Unido


John Merrick (John Hurt) tem o corpo todo deformado por conta de diversos tumores. Ele é conhecido como Homem Elefante e é atração no circo de horrores, mas o dr. Frederick Treves (Anthony Hopkins) vê um homem por trás da deformidade.


O que David Lynch nos apresenta é um mundo real, uma doença real e preconceitos reais. Tal qual O Corcunda de Notredame, John Merrick é humilhado em público, é rejeitado e causa pavores à muitas pessoas. É alvo da ganância de seu dono, como o homem do circo de horrores se auto-denomina, e de um funcionário do hospital, que, à noite, leva pessoas para visitar a atração em seu quarto.


É um retrato cruel da nossa sociedade, onde o estranho, o incomum, o diferente é tratado com desrespeito e sem dignidade, como se tivéssemos qualquer direito sobre quem quer que seja.


No meio de tanto preconceito e maldade há espaço para gente cheia de desejo de, se não ajudá-lo, tratá-lo como ser humano. Ele é presenteado com fotografias, livros e diversos outros itens, que ele não hesita em deixar em um "lugar de honra", suas palavras.


Um homem que tem como único desejo se deitar e dormir como todo mundo, não pode por causa do enorme tumor em sua cabeça. Um homem que não espera a cura, quer apenas viver tranquilamente, já que todo o restante de uma vida ordinária, trabalho, amor, filhos, lhe é negado desde o berço.


Temas apresentados: Amizade, compaixão, paradigmas, preconceitos, ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário